terça-feira, 21 de maio de 2013

PROJECTO HORTA À PORTA – QUINTA DO PASSAL

O Horta à Porta - Hortas Biológicas da Região do Porto é um projecto da LIPOR que “visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas, ambientais e sociais”.

“Na prática, este projecto pretende disponibilizar talhões de no mínimo 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em agricultura de modo biológico (para amadores!). Os produtos são para consumo próprio, é disponibilizada água e um local para armazenar as ferramentas. É ainda disponibilizado um compostor comunitário.”

O projecto conta com 30 horta na região do Grande Porto, sendo que a mais recente é a Horta da quinta do Passal em Gondomar (em parceria com a Câmara Municipal de Gondomar)!

Eu estava inscrita no projecto desde Julho de 2011 e há algumas semanas atrás fui contactada para me informarem da criação da horta e para questionarem o meu interesse! E eu aceitei e foi-me atribuído um talhão!

 Já iniciei a formação (obrigatória e gratuita) e estou ansiosa por começar a preparar e a iniciar as minhas plantações!

Sem comentários: