quarta-feira, 21 de setembro de 2016

CODORNIZES COM MOLHO DE VINHO DO PORTO

Tinha umas codornizes no congelador a precisarem de ser utilizadas (estou a ver se reduzo o stock de congelados!). Não queria fazer a receita habitual e por isso fiz uma pesquisa na internet. Escolho uma receita da Joana Roque e não me arrependi (as adaptações foram mínimas). Ficaram óptimas! O J. adorou.


Ingredientes para 2 pessoas:

4 codornizes
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 colher de chá de tomilho seco
150 ml de vinho do porto

Preparação:

Abra as codornizes ao meio, cortando-as pelo peito com a ajuda de uma tesoura e espalmando-as depois ligeiramente. Tempere com sal e pimenta. Leve-as a cozinhar numa frigideira anti-aderente ou chapa de grelhar cerca de 15 minutos, até ficarem cozinhadas e douradas.
Entretanto prepare o molho de vinho do porto. Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve ao lume num tachinho juntamente com 1 fio de azeite. Deixe refogar até a cebola estar cozinhada e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente depois o vinho do porto e o tomilho e deixe reduzir até o molho ter uma consistência grossa de xarope. Retire e reserve.
Sirva as codornizes com arroz branco e regue com o molho de vinho do porto.


Bons cozinhados!

4 comentários:

cozinha100segredos disse...

Nunca comi! Gostava de experimentar! Beijinhos

O Cantinho dos Gulosos disse...

codornizes uma perdição para mim que carne maravilhosa.


O Cantinho dos Gulosos

São Ribeiro disse...

Nunca comi pois faz-me impressão ...mas tem muito bom aspecto.

Cláudia Ralha disse...

Eu adoro codornizes!!
Engraçado que quando era pequena não as queria experimentar porque fazia-me um bocadinho de confusão uns passarinhos pequeninos e então dizia que não gostava.
Infelizmente o meu marido é que não gosta mesmo e por isso raramente as faço.
Mas gostei muito da sugestão, não me importava de as ter para o meu almoço ;)
Um beijinho
Cláudia Ralha
http://www.oprazerdacozinha.com